30 de jan. de 2012

Fluxo de Caixa Projetado

Eis a ferramenta indispensável na gestão financeira de toda e qualquer empresa: Fluxo de Caixa Projetado, ou Orçamento de Caixa.

Nesta postagem você verá algumas características e os principais elementos para se elaborar um fluxo de caixa projetado.
Segue no final a planilha  de Fluxo de caixa Projetado.




Fluxo de Caixa é a demonstração das entradas e saídas de caixa da empresa previstas para períodos futuros. O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) Projetado é um instrumento de planejamento financeiro que, para mim, está entre as mais importantes ferramentas de gestão financeira e empresarial.

Um gestor de negócios que, por qualquer motivo, não utiliza esta ferramenta em sua empresa, está fadado a levá-la ao insucesso.

Finalidade do Fluxo de Caixa Projetado

 - Planejamento das atividades do caixa

O objetivo do Fluxo de Caixa não está simplesmente em planilhar as entradas e saídas de caixa, mas sim (e principalmente) contribuir para o exercício do planejamento de caixa.
Planejar é definir antecipadamente; é traçar um plano a fim de alcançar o que se planejou. O planejamento do fluxo de caixa propõe a ação de medidas preventivas.

 - Controle financeiro

Tudo o que se planeja precisa ser monitorado. Para que o planejamento de caixa seja eficaz é fundamental um controle periódico a fim de corrigir as prováveis distorções entre planejado e realizado.  É interessante que as planilhas de projeção de fluxo de caixa ou os softwares de gestão financeira disponham de relatórios que permitam uma comparação entre o que foi previsto e realizado.  

 - Gerenciamento do capital de giro

O Fluxo de Caixa Projetado permite ao gestor avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa para financiar suas operações e, especialmente, agir em tempo hábil. O Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira direcionado essencialmente para o curto e médio prazo.

 - Análise de liquidez da empresa

Este tipo de análise financeira constitui um dos pontos cruciais do fluxo de caixa projetado. A liquidez de uma empresa está relacionada a sua capacidade de pagar suas contas de curto prazo.

Lembre-se de uma coisa: a falta de recursos para a empresa pagar suas obrigações não constitui ausência de lucro, isso pode ser simplesmente indício de uma má gestão financeira.

O que não pode faltar na elaboração de um Fluxo de Caixa Projetado?

O principais elementos são:

Intervalo de tempo – procure trabalhar com intervalos de tempos menores.
Plano de Contas – quanto mais detalhado for, melhor.
Saldo Inicial, Entradas, Saídas e Saldo Final
“Colunas” Previsto e Realizado

Para se fazer uma boa projeção de fluxo de caixa é necessário a combinação de alguns fatores: dados históricos, como fluxo de caixa realizado em períodos anteriores; previsão de demanda, para que a partir daí sejam dimensionados e projetados os custos de produção, despesas e investimentos; entre outros fatores.   

Além de todos os benefícios que o uso dessa ferramenta proporciona, você vai adquirir um hábito peculiar a todo empreendedor de sucesso:  olhar para cenários futuros que é uma das tarefas mais importantes na administração de qualquer empresa.


João N

7 comentários:

  1. Olá gostei muito do texto, baixei a planilha para comparar com a minha, porém pediu código. Fui até o link e me cadastrei para recebê-lo por email, não consegui, tentei várias vezes receber o código, sem sucesso. Como não consigo utilizar o arquivo que baixei queria descadastrar do blog e tbm não consigo. Vocês poderiam ter um meio mais simples de disponibilizar arquivos para quem realmente quer.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Favor enviar um e-mail para joaon77@yahoo.com.br, que eu lhe enviarei o código para descompactar o arquivo.
      Às vezes demora mesmo alguns minutos para receber o e-mail com o código. Estou sempre buscando o aperfeiçoamento do blog e uma melhor "navegabilidade" para o leitor.

      Mas, toda crítica / sugestão será bem vinda.

      Excluir
  2. Olá João, a tua planilha ficou muito boa, apenas faltou um gráfico do tipo comparativo de gastos por conta e receita vs despesa. Isso não é uma critica apenas uma sugestão para complemento se possível no futuro.
    Abraço.

    Valderi

    ResponderExcluir
  3. João bom dia ! mandei uma mensagem no fece e enviei email pedindo o código para baixar a planilha mas está demorando bastante !!! Seu trabalho transmite confiança mas concordo que precisa melhorar o acesso.
    Um grande abraço ! Fabio

    ResponderExcluir
  4. João,

    Enviei um email afim de receber o código para descompactar a planilha...
    Aguardo seu retorno.

    At,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Raphaela,
      Ainda não recebi seu email. Faz o seguinte: entra na nossa página no facebook, que o código está lá.

      Obrigado.

      Excluir