25 de mai. de 2011

Novas regras dos cartöes de crédito

As novas regras dos cartões são uma tentativa do Banco Central em amenizar os abusos cometidos pelas instituições financeiras na cobrança de tarifas. Essa medida, que entrará em vigor a partir de 01 de junho, propõe também o aumento do percentual do pagamento mínimo da fatura do cartão, que hoje está em torno de 10%, para 15%, e em dezembro será de 20%.

19 de mai. de 2011

Como calcular os custos de produção - DRE (passo 8)


Este é o passo 8 de 10 o qual apresentaremos algumas dicas de como calcular os custos de produção em sua empresa. Usaremos como exemplo fictício um case industrial e a empresa escolhida será do ramo avícola. Nesta postagem mostraremos na prática como construir um demonstrativo de resultado do exercício (DRE), que vem resumir todos os cálculos de custos que fizemos até aqui. E não se esqueça de baixar a planilha!

Embora a elaboração do DRE seja uma obrigação legal para as empresas, ele pode e deve ser utilizado para fins gerenciais, pois, constitui-se importante ferramenta  de auxílio na tomada de decisões.

4 de mai. de 2011

O que é Financiamento e como funciona?

O financiamento é uma modalidade de operação financeira em que uma instituição, seja ela financeira ou não, fornece recursos para uma pessoa física ou jurídica, com uma finalidade específica de adquirir um bem. Nas operações de financiamento, deve ser determinado previamente qual o bem que se quer adquirir. Os tipos de financiamentos mais comuns são o imobiliário e de automóveis.

Não confunda empréstimo com financiamento. Nas operações de empréstimo não é necessário informar qual o bem que se quer comprar.